É com imenso prazer que convido a todos os IIr.'. que deste blog tiverem conhecimento, a visitarem a

ARLS União, Justiça e Caridade nº640

Jurisdicionada a Grande Loja Maçonica do Estado de São Paulo (GLESP), e que adota para seus trabalhos ritualisticos o REAA.

Nossas reuniões acontecem todas Terças-Feiras as 20:00h no templo sito a Rua Dr. Pereira de Resende nº 4 - Jardim Estoril - São Manuel.















SALMO 133

"Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Aarão e desce para a orla de suas vestes. É como o orvalho de Hermon, que desce sobre os montes de Sião. Porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre"

domingo, 12 de junho de 2011

A BELEZA, A VERDADE E O BEM

São íntimas as relações e as analogias entre essas três ideias, que muitas vezes se empregam para se definirem mutuamente. É conhecida a definição falsamente atribuída a Platão: “a beleza é o esplendor da verdade”. Outros definiram: “a beleza é o esplendor do bem”. O bem moral é frequentemente designado sob o nome de belo. De fato, o verdadeiro, o belo e o bem, por si só, identificam-se no mesmo ser, do qual são três aspectos diferentes.

Essa é a razão porque Deus, sendo Ser absoluto, é também a verdade perfeita, a beleza suprema, e o bem infinito; por isso mesmo todo o ser vivente que é, – e na medida em que é, – é verdadeiro, é belo e é bom.

Mas, ainda que no ser absoluto esses três conceitos se identifiquem unidos, em relação ao homem eles são distintos; isso porque o homem os identifica por meio de faculdades diferentes, o que obriga a distingui-los de maneira específica, à semelhança do prisma que decompõe a luz nas cores elementares.

O verdadeiro, percebido pela inteligência, é o objeto da ciência; o bem, realizado pela vontade, é o objeto da moral; e a beleza, conhecida pela imaginação e sensibilidade superior, é o objeto da estética.

Parabens!

Parabéns a nova Diretoria eleita da UJC.
Ao Venerável Mestre rogo que o GADU o ilumine com Sua sabedoria para que possa conduzir os nossos trabalhos com ordem e perfeição.
E a todos os demais membros da Diretoria e do nosso quadro, saibam que sempre poderá contar com este Ir.'.
Abraços à moda da casa!!