É com imenso prazer que convido a todos os IIr.'. que deste blog tiverem conhecimento, a visitarem a

ARLS União, Justiça e Caridade nº640

Jurisdicionada a Grande Loja Maçonica do Estado de São Paulo (GLESP), e que adota para seus trabalhos ritualisticos o REAA.

Nossas reuniões acontecem todas Terças-Feiras as 20:00h no templo sito a Rua Dr. Pereira de Resende nº 4 - Jardim Estoril - São Manuel.















SALMO 133

"Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Aarão e desce para a orla de suas vestes. É como o orvalho de Hermon, que desce sobre os montes de Sião. Porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre"

domingo, 27 de março de 2011

Tolerância na vida Maçônica

A tolerância dentro da maçonaria, é o ponto de partida das concessões feitas para preservar as engrenagens da ordem, e que admite e respeita opiniões contrárias à sua. Sendo assim, podemos afirmar que ela é uma das maiores virtudes, pois possibilita a convivência dentro da loja, de todas as tendências, de pensamento, de credos, fazendo com que se acate, ao padrão da individualidade, que existe dentro de cada ser humano. Temos que ser tolerantes na busca da verdade e de soluções, para não provocar a discórdia, mesmo diante de atos isolados entre irmãos, quando de repente, algo foi externado vindo ferir a outro. A sua prática é um tanto quanto complicada, porque é muito difícil mensurar os seus limites, que podemos aqui dividir em três etapas, ou seja: 1 A tolerância propriamente dita; 2 A aceitação; 3 A transigência ou a indulgência. É como se imaginar um grande círculo e dentro dele mais dois, sendo um maior e outro menor e determinado que este último seja a tolerância e que deve se evitar de todas as formas, a sua ultrapassagem. Devemos procurar manter as nossas decisões, sempre dentro do círculo menor, pois assim estaremos evitando problemas pequenos, que poderão transformar-se em algo vultuoso. Ainda quanto ao objetivo de não ultrapassar este círculo, há a necessidade em determinar uma intensidade dentro dele, para que tenhamos maior ou menor tolerância em cada caso. Às vezes até a mudança de comportamento de um irmão, deve ser analisada e se possível debatida, pois deve se levar em consideração o comportamento anterior, porque se ele sempre agiu corretamente, até um determinado momento e começou a agir de maneira diferente daí para frente. A vida não é medida pelas datas de aniversário, mas sim pela maneira de respirar, pois para cada encarnação, é determinado ao indivíduo, um certo número de respirações. Se ele respirar rapidamente, a sua vida chegará ao fim rapidamente, por que ele não vai poder respirar mais vezes do que lhe foi determinado, ao passo que, se ele respirar devagar, compassadamente, ela terminará com bem mais vagar. Com isto podemos concluir que devemos procurar respirar lentamente, pois assim haverá uma purificação da mente, ajudando a criar a tolerância, uma vez que, no intervalo de cada respiração, teremos condições de raciocinar melhor para a tomada de decisões. Pouco adianta uma pessoa ser muito sábia, se não tiver a tolerância, porque ela estará resolvendo as situações com truculência e aí deixará de ser um sábio, ao passo que se ele reflectir e usar a tolerância, sua decisão será mais tranquila, firme e convicta do acerto.

A Maçonaria e a igreja Católica

No Brasil, durante a inquirição que é feita a um candidato inclui-se a afirmação que "alguns setores religiosos condenam à Maçonaria" e pergunta-se ao candidato se sabe disso. Invariavelmente o inquiridor vê-se confrontado com uma série de perguntas, querendo conhecer os motivos que poderia ter a Igreja para condenar à Maçonaria e de que forma o maçon poderia ser prejudicado com esta condenação. Normalmente, os candidatos têm a ideia que é a Maçonaria que combate a Igreja e não o contrário. Sobre as razões que a Igreja Católica poderá considerar ter para combater à Maçonaria, lembramos que no passado a Igreja Católica temia o desenvolvimento do conhecimento, temerosa de que espíritos esclarecidos pudessem questionar seus dogmas. Em 1717 ressurge, rejuvenescida na sua organização, a Maçonaria, como Maçonaria Moderna ou Simbólica, promovendo entre os seus membros a busca da verdade, o conhecimento do Homem e do meio em que ele vive, para assim alcançar o aperfeiçoamento da humanidade. Exalta a virtude da tolerância e rejeita todas as afirmações dogmáticas e todo fanatismo. Este renascimento da maçonaria na sua concepção moderna acontece na Inglaterra, berço do cisma provocado por Henrique VIII que reagiu contra o Vaticano. Os homens que participaram da Maçonaria eram... Leia mais....

sábado, 19 de março de 2011

Ano Maçonico

Alguns aspectos da cultura maçônica só são compreendidos se estudarmos aspectos da cultura profana. Afinal o que levou a criação de um “Ano Maçônico”? E ainda adjetivado como ano da “Verdadeira Luz” (V.’.L.’.)! Teria sido por vaidade? Proselitismo? Nada disso! O termo e a utilização surgiram a partir de 1723 com a intenção de universalizar os documentos maçônicos, ou seja, indiferente em qual Oriente esteja uma Loja Maçônica a data de suas atividades seria entendida por Maçons de outros Orientes. Possivelmente algum...

Leia mais...

Iniciação

Iniciação na ARLS Cavaleiros da Serra Or. Pardinho, dia 19/03/2011 as 16:00h
Representando nossa ARLS União, Justiça e Caridade, os IIr.'. Deivid, Túlio e Rogério.

O Pergaminho Secreto

Mais uma vez fazemos a introdução de uma obra que nos traz uma enorme satisfação, não só por seu conteúdo, mas também pelo autor, um historiador que, por intermédio de seus trabalhos, convence-nos e enriquece-nos com suas descobertas. Trata-se de um episódio da História, uma história de amor pela defesa da Verdade das palavras de Deus. A perseguição que milhares de pessoas sofreram em decorrência deste amor é uma das histórias que mais impressionam, criando uma enorme revolta, principalmente àqueles que estão interessados na verdade dos fatos.
Todos sabemos que os importantes espólios de nossa história pertencem aos vencedores, pois, sempre, aquele que é vitorioso escreve o passado e justifica o presente. Percebemos, então, que a verdade é refém, ou melhor, está refém nas mãos dos que não têm interesse nela. Dizemos isso a exemplo de um documento descoberto, para sermos bem precisos, em abril de 1947, no Valet Khirbet Qumran — Manuscritos do Mar Morto —, e que até agora teve, aproximadamente, apenas 5% de seu conteúdo traduzido. Esses pergaminhos apontam para uma nova orientação totalmente oposta àquela que é conduzida atualmente pelas religiões.

Leia mais...

As Sete Artes Liberais

Considerando que o objetivo primordial da educação é dotar o homem de instrumentos culturais capazes de impulsionar as transformações materiais e espirituais exigidas pela dinâmica da sociedade e que a educação aumenta o poder do homem sobre a natureza, temos ao mesmo tempo, a busca constante em conformá-lo aos objetivos de progresso e equilíbrio social da coletividade a que pertence.
Neste sentido, as Sete Artes Liberais são um conjunto de sete matérias desenvolvidas até o final de Idade Média e que assumiram um papel de suma importância pedagógica na época e ainda podemos dizer que, foram à base do desenvolvimento e consolidação do nosso actual sistema educacional.
A criação ou desenvolvimento das Sete Artes Liberais, citada por alguns historiadores teve inicio na...

Leia mais...

OS VÁRIOS SENTIDOS DA PALAVRA RAZÃO

É salutar discorrermos um pouco sobre a razão. Erroneamente a razão poderia ser entendida como contrária à intuição, sendo um erro bastante comum cometido pelos menos avisados.
A razão é a capacidade mental complementar da intuição. É sua irmã gémea, e a tolerância é a virtude que nos permite enxergar isso.
A razão é uma forma de saber classificadora que tem o poder de análise, isto é, tem o poder de dividir um assunto em muitas partes para melhor compreender sua natureza e suas relações. É a faculdade do raciocínio, do pensar, do especular e sistematizar conhecimentos.
Por outro lado, dizia Parménides (Eléia - séc. VI a. C.) a razão é o...

Leia mais ...

domingo, 13 de março de 2011

Mensagem

"A posse do Conhecimento, sem ser acompanhada de uma manifestação ou expressão em Ação é como o amontoamento de metais preciosos, uma coisa vã e tola. O Conhecimento é como a riqueza; destinado ao Uso. A Lei do Uso é Universal, e aquele que viola esta lei sofre por causa de seu conflito com as forças naturais." –
O CAIBALION